Praias

Bem-vindo(a) a um paraíso de praia cercado por trópicos verdejantes, arquitetura
singular e a famosa calçada portuguesa da Rua das Pedras, principal área comercial.
Búzios é considerada a ‘Saint Tropez’ brasileira, sendo um dos destinos mais solicitados
pelos turistas nacionais e internacionais que visitam o Brasil, além de um refúgio de fim
de semana para os moradores do Rio de Janeiro que buscam encontrar um pouco de
paz.

Este pequeno paraíso começou como uma vila de pescadores, mas foi descoberto na
década de 1960 pela atriz francesa Brigitte Bardot, que se apaixonou por ele no auge de
sua carreira como um ótimo lugar para fugir dos holofotes da mídia.
Com clima tropical, durante todo o ano, é o local perfeito para quem busca tranquilidade
e contato com o meio ambiente em qualquer época do ano.

A arquitetura tem um estilo colonial português, que é ainda mais bonito pela vegetação
verde em toda a península, e que são amplamente protegidas do superdesenvolvimento.
Fica a 165 km da capital do Rio de Janeiro e possui uma geografia cercada pelo mar em
quase toda a sua totalidade.

Existem 24 praias com águas cristalinas, que recebem correntes marítimas do Equador
de um lado e do pólo sul do outro, o que significa que possui águas mais quentes e mais
frias.

Durante todo o ano você pode desfrutar da natureza e das praias. Clique nos links desta
seção para saber sobre algumas atividades que você pode planejar em Búzios.

João Fernandinho

A 7 minutos a pé da Baia do João. A praia de João Fernandinho recebe esse nome

porque é a extensão da praia de João Fernandes. Com uma faixa menor de areia, torna-se mais acolhedora e particular. As águas calmas e cristalinas transmitem tranquilidade e são ideais para mergulho.

 

Ossos

A 15 minutos a pé da Baia do João. A próxima praia em direção à cidade é a encantadora Praia dos Ossos, que fica ao lado da histórica Igreja de Sant’Anna.

A pequena praia é charmosa e frequentada por famílias que escolhem a tranquilidade do local.

Você pode ver muitos edifícios antigos que fazem desta uma área encantadora para se caminhar.

Azeda & Azedinha

A 20 minutos a pé da Baia do João. Uma escada de madeira leva a uma praia pequena e charmosa.

Aqui o mar é calmo, ideal para mergulho e stand up paddle.

Dizem que o nome da praia surgiu porque a cor do mar é verde como um limão azedo. Estas praias ficam perto do centro da cidade.

Armação

20 minutos a pé da Baia do João. A próxima praia em direção à principal área comercial pode ser vista andando ao longo do calçadão da Orla Bardot, em homenagem à famosa atriz francesa Brigitte Bardot, que é amplamente creditada por tornar Búzios famosa no mundo.

Com pouca areia, tornou-se um lugar para apreciar a paisagem e caminhar até a cidade. Há o píer, onde os táxis e escunas marítimas partem para passeios.

 Os visitantes que chegam de transatlânticos também desembarcam na Praia da Armação.
Os barcos ancorados dos pescadores compõem o cenário ao lado de outra imagem icônica de Búzios, as estátuas dos Três Pescadores.

 

Canto

Esta praia fica ao lado da Rua das Pedras, a praia final no centro da cidade.

 A praia é cercada por mansões e lojas de grife. Tem uma faixa estreita de areia e as águas são calmas e frequentemente quentes.

É melhor visualizada nos cafés ao longo da Rua das Pedras, onde você pode ver barcos de pesca e ilhas desertas ao fundo.

Virgens

Ao lado da Praia do Canto e fora da cidade. É mais uma costa rochosa do que uma praia. É mais fácil chegar de táxi aquático, embora haja uma trilha acessível durante a maré baixa.

É mais popular entre os mergulhadores e snorkelers porque há muita vida marinha na área e a praia pode acomodar apenas algumas pessoas. A água é um lindo azul turquesa.

Tartaruga

A Praia da Tartaruga tem águas mornas e calmas. Cercada por vegetação de um lado e quiosques do outro, tem muita sombra.

Snorkeling e stand-up paddle são bastante comuns neste paraíso. Há um jardim de conservação perto da praia, à direita, que promove a proteção da beleza natural de Búzios.

É uma caminhada decente da estrada principal e a estrada de terra estreita compartilha turistas e carros.

Mangue de Pedras

Mangue de Pedra de Búzios é um manguezal sem rio e sem lama. Está localizado na Praia Gorda, bairro Rasa.
Existem apenas três manguezais de pedra como este em todo o mundo. No Brasil, Recife-PE, e no Japão estão os outros dois

Mangue de Pedra, que recebeu esse nome devido à sua paisagem única, onde a presença de pedras e areia à beira do mar constitui a base sobre a qual as raízes da vegetação de mangue se desenvolvem. É um dos últimos manguezais restantes da cidade. Esta é uma área protegida em Búzios, mas o acesso é muito fácil. A trilha não tem nenhuma dificuldade e é muito curta. Recomendado por sua raridade e beleza.

Rasa 

Esta praia é ideal para windsurf e vela. Leva seu nome devido à grande extensão de mar raso e calmo. As ondas são pequenas e sequenciais, variando ao longo do tempo. As águas são quentes e as crianças se divertem na Praia Rasa.

Brava 

Com ondas altas e mar agitado, a Praia Brava atrai surfistas o ano todo. E, por suas águas claras, areias avermelhadas, rochas, e vegetação abrangente, a paisagem encanta os amantes da natureza.

Também conta com clubes de praia que oferecem alta gastronomia e conforto especial, além de alguns pequenos quiosques que vendem petiscos e bebidas.

Forno 

A 10 minutos de carro da Baia do João e ao lado da Praia Brava fica a pequena, linda e isolada Praia do Forno. 

Suas águas calmas e claras são ideais para mergulhar, onde na baía você nadar com tartarugas marinhas.

 Pequenas piscinas naturais são formadas entre a costa rochosa. E suas areias têm um tom avermelhado devido à geologia do local.

Foca 

Ao lado da Praia do Forno está a Praia da Foca; uma das nossas praias favoritas. É pequena, isolada, e cercada por rochas que formam piscinas naturais. 

As águas transparentes tornam esse pequeno paraíso ainda mais charmoso. É ótima para tirar fotos pois há muita natureza ao seu redor. 

O acesso é feito por uma curta trilha com uma descida um pouco íngreme e que parte de um pequeno estacionamento. Visitantes sortudos podem nadar com tartarugas na baía aqui. Se você for passar o dia é melhor levar alguns lanches, pois não há quiosques aqui.

Ferradura 

Uma extensa enseada sofisticada, de um lado é cercada por quiosques rústicos e do outro por mansões. 

A praia ganhou esse nome pelo seu contorno em forma de ferradura. O mar é calmo, com águas mais frias e translúcidas. É uma praia muito relaxante, com muita areia aberta. 

Outra vantagem da praia é que ela é protegida do vento e do oceano pelas colinas circundantes. Muitas vezes não é tão lotada quanto as outras grandes praias de Búzios.

Ferradurinha 

Protegida por um grande muro de pedras, a praia possui um mar muito calmo.

 É linda tanto a partir da pequena praia quanto da parede de pedra onde é possível tirar fotos impressionantes. 

As águas cristalinas e calmas são um convite para o stand-up paddle. É acessível a partir de uma pequena trilha da praia de Geribá.

Geribá 

Com 2 km de extensão, Geribá é uma praia grande e muito popular em Búzios. 

Com ondas grandes, é ótima para o surf. Inclusive é possível obter aulas de surf e aluguel de pranchas. 

É um lugar que atrai pessoas bonitas e animadas. Existem muitas atividades e lugares para comer. Mais para o canto esquerdo, as ondas se acalmam e torna-se um lugar mais tranquilo para desfrutar com toda a família. 

Existem vans frequentes e baratas que podem levá-lo a Geribá a uma curta caminhada da Baia do João.

Amores 

Quase deserta, o acesso é feito por uma trilha muito próxima à Praia da Ferradura. 

Como o nome já diz, é perfeita para românticos. O cenário é paradisíaco. 

Com mar calmo e águas translúcidas, é o local perfeito para quem procura privacidade e tranquilidade. 

As rochas formam maravilhosas piscinas naturais que encantam. É menos procurada, mas está em bom estado e vale a pena encontrar.

Tucuns 

A rústica praia de Tucuns tem cerca de 3 km de extensão, frequentada por nativos e turistas que gostam de estar em contato com a natureza em sua essência.

 Tem um mar próprio para surf. Nos seus arredores, possui vegetação nativa e a Serra das Emerências que é acessível a partir de trilhas; no ser ponto mais alto é possível voar de asa delta e parapente. 

Há alguns poucos quiosques no canto direito da praia.

Ponta da  Lagoinha

Localizada entre as praias da Ferradura e Foca, a Ponta da Lagoinha faz parte do litoral de Búzios de grande interesse geológico. Atraindo estudantes, cientistas e turistas, o local tem beleza, história e tranquilidade.

Com uma beleza natural incomparável, Ponta da Lagoinha é um dos lugares mais tranquilos para apreciar o nascer do sol em Búzios. Reúne formações rochosas que formam piscinas naturais em um cenário encantador, cercado pela vegetação típica da costa. Ponta da Lagoinha tem uma bela vista da praia do Forno e das ilhas Âncora, Gravatás e Ilhotes.

O apelido “Himalaia brasileiro” vem das formações rochosas da região. Segundo especialistas, essas rochas faziam parte de uma cordilheira há 520 milhões de anos, quando houve uma colisão em massa que se formou no paleocontinente de Gondwana, semelhante ao que ocorre no Himalaia. Ele ainda contém minérios como ferro, magnésio e cálcio.